O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Sr. José Turozi, se reuniu com representantes de uma instituição filantrópica norte-americana para discutir parcerias com a Rede Apae.
Na ocasião, os representantes propuseram realizar cursos, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para capacitar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a diagnosticarem, de forma mais eficaz, as necessidades das pessoas com deficiência, a fim de se adaptar a cadeira de rodas mais adequada para a sua locomoção. ?
Além do curso, que terá como foco os Centros Especializados de Reabilitação (CER), ou as Apaes com estruturas semelhantes a desses centros, a instituição também pretende doar cadeiras de rodas básicas para as regiões mais carentes.
A ideia é que, com as doações das cadeiras de rodas básicas, as Apaes possam redirecionar os recursos para a compra de cadeiras de rodas adaptadas, de acordo com os diagnósticos realizados pelos profissionais certificados pelo treinamento oferecido.
O presidente da Fenapaes, José Turozi, exaltou a iniciativa, apresentou o trabalho realizado pela Rede Apae, muito elogiado pelos norte-americanos, e se comprometeu em realizar um levantamento dos CERs e das Apaes com estruturas semelhantes, para dar continuidade na parceria.
?
Como ainda se trata de um pré-projeto, definições ainda serão tomadas até colocá-lo em prática. A Fenapaes continuará informando a Rede Apae na medida que novas informações surgirem.
Também participaram da reunião o vice-presidente da Feapaes-SP, José Marcelo Aduíno, a superintendente da entidade, Fernanda Gomes, além dos representantes da instituição filantrópica norte-americana.