Felipe Menezes
23/09/2022
Link copiado com sucesso!!!
O Capacita Apae Brasil tem percorrido o país para levar informação e conhecimento aos milhares de presidentes, gestores e profissionais das áreas técnicas das Apaes. Desta vez, quem sedia o programa idealizado pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa é Santa Catarina, que conta com 197 Apaes, que, juntas, atendem mais de 26 mil pessoas com deficiência e suas famílias. O início das atividades no Estado ocorreu nesta quinta-feira (22), em Florianópolis, com a participação de 480 pessoas, representando 81 Apaes de oito regiões: Carbonífera, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul, Médio Vale, Nordeste, Encostas da Serra e Sul.
Estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi e Nilson Ferreira, respectivamente; a presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina (Feapaes-SC), Alice Kuerten; os autodefensores da Apae de Florianópolis, Lucas Pereira e Marina Garcia Rabe; o diretor de Patrimônio da Apae municipal, Walter Miguel; além de Elizênia Becker, representando a Prefeitura de Florianópolis; e Pedro de Souza, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Em Santa Catarina, o Capacita Apae Brasil vai abordar assuntos relacionados às áreas de gestão, assistência social, educação, trabalho, saúde e envelhecimento, e proporcionar a troca de experiências e tirar dúvidas dos colaboradores locais com a equipe técnica da Fenapaes desses setores, sendo Turozi e Nilson, Ivone Maggioni Fiore, Fabiana Maria de Oliveira, Iracema Ferreira, Eliane Santos e Wagner Saltorato, respectivamente.
Ao destacar a importância do evento, o presidente José Turozi afirmou, em seu discurso, que o nome Apae tem credibilidade nacional, graças ao trabalho feito pelas 2.227 Apaes, presentes nas cinco regiões do país. O líder do movimento apaeano enfatizou, porém, que, diante dessa responsabilidade e visibilidade, era primordial realizar um programa de formação continuada para atualizar e aprimorar o conhecimento dos colaboradores e, assim, oferecer, cada vez mais, melhor qualidade de vida para as mais de 1,3 milhão de pessoas com deficiência e suas famílias atendidas pela instituição, por meio de serviços nas áreas de assistência social, educação, saúde e inclusão no mundo do trabalho.
“Desde que assumimos a Federação Nacional, em 2018, a nossa preocupação era chegar perto das Apaes, de conhecer a realidade delas. Diz o jargão popular que ‘ninguém ama aquilo que não conhece’. Se você está perto, junto, olho no olho, a gente pode ensinar, mas também aprender muito. E o Capacita é um programa de imersão, tanto para nós virmos aqui aprender com vocês, quanto trazer um pouco da experiência que temos no movimento apaeano. Que nós possamos juntos, cada vez mais, construir um movimento mais unido, mais forte, em benefício da nossa Rede Apae e das pessoas com deficiência, visando a melhoria da qualidade de vida delas”, afirmou Turozi.
Já Alice Kuerten manifestou gratidão à Fenapaes pela realização do encontro em Santa Catarina, que ocorrerá nos municípios de Florianópolis, Curitibanos e Chapecó, em um período de 10 dias. Mais de mil colaboradores das 197 unidades participarão do evento. Além disso, frisou a importância do voluntário – trabalho que exerce há quase 60 anos – e de as Apaes firmarem parcerias com o poder público e as empresas, com o propósito de possibilitar ainda mais aos assistidos serviços de qualidade e excelência. Atualmente, o movimento apaeano catarinense conta com seis mil profissionais das áreas técnicas e quatro mil voluntários.
“Aproveitem, tirem suas dúvidas e contribuam, porque aqui não tem verdade absoluta. Aliás, tudo que diz respeito às pessoas com deficiência é novidade a cada segundo, pois depende da tecnologia, de diagnósticos. Hoje em dia temos doenças a cada momento sendo descobertas, a exemplo da Covid-19. Então, vamos ver o que a gente tem ainda mais para sobreviver, pesquisas a fazer. Nós temos que nos preparar para este mundo que muda a cada segundo”, concluiu Alice, agradecendo ainda a presença de todos.