Assessoria de Comunicação
28/08/2020
Link copiado com sucesso!!!
Continuando os eventos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020, durante os últimos dias dias tivemos apresentações, debates, palestras em lives com profissionais capacitados e diversos representantes da rede Apaeana.
Na segunda-feira (24), foram abordadas as vantagens e os desafios com a prática de atividade física para as pessoas com deficiência, com a participação do Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Apae Brasil, Dr. Albanir P. Santana, do Coordenador Nacional de Educação Física, Desporto e Lazer da Apae Brasil, Roberto Antônio Soares, da Atleta da Special Olympics e da Apae de Rio das Ostras/RJ e Mensageira Global da Special Olympics International representando a região da América Latina, Emanuelle Dutra Fernandes de Souza e do Atleta do Rio Grande do Sul, Gilsinei Pesamosca da Rosa. Foram apresentados também depoimentos em Vídeo das Apaes de Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Maranhão, Rondônia e Pará.
No dia 25, foram realizadas duas lives, umas às 10 horas da manhã, com o tema "Pessoas com deficiência e seus direitos, na visão dos autodefensores", ressaltando o papel essencial de promover uma vida digna e saudável para as pessoas com deficiência realizados pelas autodefensorias das Apaes e outra às 19 horas, sobre o tema “A família como protagonista do processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla”, com objetivo de dialogar sobre a importância da participação da família em todos os processos da vida de seus filhos, seja na educação, no desenvolvimento, entre outros aspectos.
Da live realizada na manhã, participaram a Coordenadora Nacional de Autogestão e Autodefensoria, Jaqueline Regina Pilger, a Autodefensora Nacional da Apaes Brasil e da Feapaes/RN, Tâmara Tamires Soares e o Autodefensor Nacional da Apaes Brasil, Francisco Matos Além Felipe dos Santos. Foram também apresentados depoimentos em Vídeo Estados do Rio Grande do Sul, Pará, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas e Minas Gerais.
Às 19 horas, o debate reuniu a Coordenadora nacional de Família da Apae Brasil, Diva da Silva Marinho, o Coordenador nacional de Família da Apae Brasil, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina, a Coordenadora estadual de Família da Feapaes/PE, Chiara Santos, a Coordenadora estadual de Família da Feapaes/BA, Roca Alencar, a Coordenadora estadual de Família da Feapaes/MG, Georgia Mendonça, o Coordenador estadual de Família da Feapaes/RS, Justino Pasquetti e a Coordenadora estadual de Família da Feapaes/RS, Joseane Toebe. Foram apresentados depoimentos em vídeo das Apaes do Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Na quarta-feira (26), também foram realizados eventos durante a manhã e noite. Às 10 horas, foram apresentadas as obras de palco do Festival Nacional Nossa Arte, que ocorreu em novembro de 2019, com o objetivo é promover a inclusão de artistas com deficiência que são atendidas pela Apae. Participaram do evento o Coordenador nacional de Arte e Cultura da Apae Brasil, Sérgio Feldhaus, o Ator, professor e diretor de teatro, Robson Benta, a Jornalista, atriz, produtora e gestora cultural, Iraci Seefeldt e o Especialista em Educação Especial e ex-coordenador nacional de Arte da Apae Brasil e da Feapaes/PR, Francisco dos Santos Marcos.
Às 19 horas do mesmo dia, foi realizada a live com o tema "Vida sexual e afetiva da pessoa com deficiência", com a participação do Coordenador Científico da Apae Brasil, Dr. Rui Fernando Pilotto e da Psicóloga, doutora em Psicologia, mestra em Educação e Especialista em Educação Especial, Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Minetto. No encontro foram apresentados depoimentos das Apaes do Rio Grande do Sul, Tocantins, Amapá, Acre e Minas Gerais.
Ontem (27), foi realizada às 10 horas live com o tema "Inclusão no Trabalho e na Vida Comunitária e Produtiva", com a participação da Coordenadora Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda da Apae Brasil, Iracema Aparecida S. Ferreira, de Maria de Fátima Dalmédico de Godoy junto com sua filha Maria Emília, Nilson Fernando Soares Ribeiro, da Apae Ji-Paraná/RO, Moacir Antônio Dois Santo Reis, da Apae de Guanambi/BA, Edson Fernandes, instrutor de Libras na Apae de Monção/MA, sua mãe, Joana Fernandes e do mestre em Engenharia Elétrica e da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisador e desenvolvedor de tecnologias assistivas, palestrante, designer 3D, designer gráfico, dramaturgo e ator/diretor de Teatro, Francisco José Prado Junior.
Às 19 horas do mesmo dia, o tema debatido foi "Educação como meio de desenvolvimento humano em igualdade de oportunidades", com a participação da Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Apae Brasil e Feapaes/MS, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, da Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes/PB, Maria Agostinho da Costa, da Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes/PI, Keila Maria Brito de Castro, da Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes/SC e diretora pedagógica da Apae Blumenau/SC, Patrícia dos Santos Osika, da Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela UFMS. Professora com experiência em cursos de graduação, Educação Infantil e Educação Especial, sobretudo Estimulação precoce, Prof.ª M.ª Neidi Liziane Copetti da Silva e da Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes/PB, Maria Agostinho da Costa.
Hoje (28), às 19 horas, teremos o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020. Será uma live muito especial, onde o presidente da Federação Nacional das Apaes, senhor José Turozi, se reunirá virtualmente com participantes das lives anteriores em um grande agradecimento por todo o trabalho realizado.
Não perca!
As lives podem ser assistidas na íntegra clicando aqui.