A coordenadora de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda, Iracema Ferreira, a coordenadora de Assistência Social, Ivone Maggioni Fiore, e o coordenador científico, doutor Rui Pilotto, participaram na quarta-feira (10) do "I Webinário Temático: a vulnerabilidade de populações especificas ao álcool e outras drogas". A reunião foi promovida pelo Conselho Estadual de Politicas Públicas sobre Drogas de Mato Grosso do Sul (CEAD-MS), como tema central “Da prevenção e das consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas para pessoas com deficiência”.
Foi uma oportunidade da Rede refletir acerca da questão social da dependência química que atravessa as questões da deficiência, tanto no uso abusivo de substâncias químicas pelas pessoas com deficiência como por familiares cuidadores, além de fazer refletir sobre como as ofertas das Apaes têm lidado com essas demandas. Outro aspecto abordado foi quanto a importância de informar à população a respeito das consequências do uso de álcool e de outras drogas durante a gestação, em que o bebê pode nascer com múltiplas deficiências.
Os coordenadores reconhecem a relevância do tema e a importância de ser tratado em espaços de controle social. Nesse sentido, a iniciativa do Conselho Estadual de Mato Grosso do Sul deve se replicada por todo o Brasil.