O vice-presidente da Federação Nacional das Apaes, Sr. José Turozi, participou do 45º Congresso Estadual das Apaes, promovido pela Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes-PR).
O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, em Londrina.
Na ocasião, o vice-presidente da Fenapaes elogiou a iniciativa e o trabalho que vem sendo feito no estado, no qual também já esteve à frente da respectiva Federação, durante seis anos.
O coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Fenapaes, Dr. Rui Pilotto, ministrou palestra sobre o autismo e a importância do diagnóstico precoce.
A apresentação do Dr. Rui foi exaltada pelos participantes, em especial, pela presidente da Feapaes-PR, Neuza Soares de Sá. 'O tema abordado supriu a expectativa de todos, pois suas considerações em muito contribuíram e foram de fundamental importância para o Movimento Apaeano, tendo em vista o assunto abordado na opórtunidade', disse ela.
O Congresso
O Congresso Estadual das Apaes é um evento do Movimento Apaeano, que acontece a cada três anos, e reúne famílias, pessoas com deficiência, gestores de Apaes e profissionais de áreas afins, para compartilhar métodos e conhecimentos, teo?ricos e práticos, entre os participantes.
Esse ano o Congresso do Paraná está em sua 45ª edição e foi realizado em Londrina. Com o tema Protagonismo das Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações, o evento reúne estudantes das Apaes do Paraná; membros das diretorias executivas das federações nacional e estadual das Apaes; autoridades estaduais e locais; representantes do Movimento Apaeano paranaense, além do público em geral.
O evento visa possibilitar a multiplicação de informações técnicas e científicas que contemplem os profissionais que atuam nas 336 Apaes e 13 Coirmãs filiadas do estado, atendendo atualmente 45 mil pessoas com deficiência e suas famílias. Uma força de trabalho que realiza muitas das atribuições que caberiam ao poder público nas áreas da Saúde; Educação; Esporte; Assistência Social; Arte e Trabalho.
Nas palestras, foram destacados assuntos de interesse do segmento como a Implementação da Lei Brasileira de Inclusão: Principais Desafios; Autismo; Comunicação Alternativa; Trabalho e Emprego; Envelhecimento das Pessoas com Deficiência; Jogos; Brincadeiras e outros. Para falar sobre estes e demais temas estarão presentes vários palestrantes e profissionais de destaque atuantes na área.